Grupo de estudos “Marxismo na América Latina”


Qual o caráter e o sujeito da revolução?

Os debates dos anos 20 e 30

Proletários

O Marxismo na América Latina esteve atravessado em sua história, teoria e atuação prática pela questão de qual caráter deveria ter a revolução em nosso continente – seria ela burguesa e teria como sujeito a própria burguesia? Sob a tutela da burguesia conseguiriam os povos latino-americanos resolver suas pendentes questões da terra e da libertação do jugo imperialista? Os trabalhadores deveriam se organizar independentemente ou apoiar estes governos? Essas questões atravessaram o debate das primeiras gerações de marxistas em nosso continente, e também a elaboração de revolucionários como Leon Trotsky. Queremos com este grupo de estudos retomar os poucos conhecidos aportes que fizeram alguns membros destas gerações em relação ao que havia sido elaborado pela III Internacional em seus primeiros congressos. Queremos retomar aportes do revolucionário cubano Mella, do peruano Mariátegui, do grupo trotskista brasileiro Liga Comunista Internacionalista e dos textos inéditos em português do revolucionário russo Leon Trotsky sobre nosso continente (e inclusive sobre seus governos como Cárdenas no México, e Getúlio Vargas no Brasil) quando esteve no exílio no México até seu assassinato pelo stalinismo.

Este grupo de estudos pretende se basear na novidade editorial da compilação destes textos em língua portuguesa no livro Escritos Latino-americanos, realizada pelas Edições Iskra, para retomar este vivo debate alternativo às visões da necessidade de desenvolvimento do capitalismo no continente. Debater qual o caráter da revolução em nosso continente em um período de renovada crise histórica do capitalismo é também buscar algumas continuidades com aquela grande geração que buscou, não só entender nosso continente, mas entendê-lo para transformá-lo radicalmente.

Sessão inaugural : 28 de agosto, às 18h.

Grupo de estudos: toda sexta-feira, às 18h, no IFCS (UFRJ)  sala 429. Largo de São Francisco de Paula, 01 – Centro – RJ

Mais informações: lerqirj@ler- qi.org

Uma resposta em “Grupo de estudos “Marxismo na América Latina”

  1. INSCRIÇÕES PARA CONCURSOS DE PROFESSORES SEGUEM ABERTAS

    Abertas desde o dia 24 de março, as inscrições do concurso público para docentes seguem até o dia o dia 16 de abril. As áreas disponíveis são para Docentes Doutores em diversas áreas de conhecimento, que atuarão nos cursos de Ciências Sociais, Economia, Geografia, História e Psicologia, no Polo da UFF/Campos. O edital 092/2010 está disponível no sítio da Copemag (www.uff.br/copemag). Haverá uma pré-inscrição on-line e a inscrição será feita no Polo da UFF/Campos, na rua José do Patrocínio n° 71, Centro de Campos dos Goytacazes – RJ, CEP 28015-385; tel: [22] 2733-0319; 2733-0310; 2722-0622; 2722-0334. Sítio: http://www.proac.uff.br/campos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s